quarta-feira, 13 de maio de 2009


RECITAL DE VIOLINO SOLO – BRUNO MONTEIRO

(Concerto Comentado por Miguel Leite)

Sábado, 23 de Maio de 2009 às 21.30H
Auditório do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa – Braga

Numa iniciativa pouco vulgar no panorama habitual de concertos em Portugal, o Violinista Bruno Monteiro apresenta-se em Braga a convite de Miguel Leite num Concerto Comentado de Violino Solo.
Efectivamente, e no domínio da Música de Câmara, são muito mais frequentes os Recitais de Violino e Piano, bem como a integração deste instrumento musical em formações tradicionais como o Trio (Piano, Violino e Violoncelo) ou o Quarteto de Cordas, entre muitas outras formações possíveis.
Contudo existe um interessante reportório para Violino Solo que só instrumentistas de excelência se atrevem a abordar, tanto mais que a exposição é muito maior porquanto são obrigados a preencher o palco absolutamente isolados, numa tarefa de altíssima exigência musical para a captação do interesse e satisfação do público.
Bruno Monteiro – considerado pela crítica especializada como o melhor Violinista Português da actualidade da jovem geração – possui sem dúvida uma personalidade talhada para os grandes desafios, característica que já demonstrou comprovadamente ao lançar-se a gravar em Cd obras musicais de referência do reportório violinístico como são as Sonatas para Violino e Piano de César Frank (1822-1890), de Edvard Grieg (1843-1907), de Gabriel Fauré (1845-1924) e de Ottorino Respighi (1879-1936), passando por outras de grande virtuosismo como são o Scherzo em Dó Menor de J. Brahms (1833-1897) ou a “Zigeunerweisen” do grande Violinista e Compositor Pablo de Sarasate (1844-1908).
São já 3 os trabalhos discográficos protagonizados por este instrumentista: (“Debut”, “20TH Century Expressions” e “In Recital”), todos editados pela Editora Numérica e com a colaboração musical do Pianista João Paulo Santos, com quem mantém um trabalho regular em Duo.
Tal como a sua performance em palco, também as suas gravações têm sido efusivamente elogiadas pela crítica como trabalhos de grande qualidade musical que qualquer melómano deve incluir na sua discografia.
Do Programa deste Concerto destacam-se a Partita Nº 2 BWV 1004 em Ré Menor de J. S. Bach (1685-1750), a Sonata para Violino Solo Op. 115 de Sergei Prokofiev (1891-1953), a Sonata Nº 2 em Lá Menor Op. 27 “Obsession” de E. Ysaÿe (1858-1931) e o Recitativo e Scherzo Caprice para Violino Solo Op. 6 de Fritz Kreisler (1875-1962).
Bruno Monteiro iniciou os seus estudos musicais em Portugal com o Prof. Carlos Fontes e consolidou-os nos Estados Unidos da América onde trabalhou com Personalidades Musicais de grande projecção internacional como Gerardo Ribeiro, Patinka Kopec (Professora associada de Pinchas Zukerman), Isidore Cohen (Ex-Violinista do Juilliard String Quartet e do Beaux Arts Trio), Peter Winograd e Laurie Carney (membros do American String Quartet) e Shmuel Ashkenasi (ex-primeiro violino do Vermeer Quartet).
Este Concerto conta com o Patrocínio Exclusivo da “Primavera BSS”, conceituada empresa bracarense que se associou a esta iniciativa cultural
.

Sem comentários:

Enviar um comentário